No âmbito do projeto de recolha seletiva de biorresíduos, que teve início em agosto de 2023, o Município de Vila Velha de Ródão já recolheu 72.100 kg de biorresíduos.
Estes valores reportam-se até agosto de 2024 e foram comunicados pela Valnor, entidade responsável pela receção e fiscalização deste tipo de resíduos e pelas quantidades entregues, de forma a verificar se são biorresíduos.
Tendo em conta que a colocação indevida de outro tipo de resíduos nos contentores castanhos destinados à recolha de biorresíduos comprometem a sua classificação, apelamos à atenção de todos e apresentamos algumas fotografias com bons e maus exemplos das fiscalizações realizadas pela entidade em alta.
O Sistema de Recolha de Biorresíduos permite (re)aproveitar as sobras da preparação e restos das refeições e os resíduos verdes provenientes da jardinagem, encaminhando-os para compostagem, que posteriormente irão transformar-se em recursos (composto) para fertilizar e valorizar os solos. Lembre-se: as sobras não são lixo! São biorresíduos e são valorizados!
Saiba mais sobre os procedimentos para assegurar uma recolha de biorresíduos eficiente, aqui: