Concelho recebeu assinatura de contratos da Agenda do Turismo para o Interior

Vila Velha de Ródão acolheu na sexta-feira, 12 de janeiro, a sessão pública de assinatura de contratos dos 12 novos projetos aprovados no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior, do Turismo de Portugal, que representam um investimento global de 6,4 milhões de euros em áreas como o turismo cultural, náutico ou de natureza.

A cerimónia teve lugar na Adega 23, em Sarnadas de Ródão, onde, de entre os projetos aprovados, se destacou a requalificação do Lagar de Varas, em Vila Velha de Ródão, um investimento que ascende a 540.201,98 euros, a que corresponde um incentivo não reembolsável de 366.902,46 euros, e prevê a construção de um edifício complementar de receção e apoio ao turista, de um passadiço e elevador semi-panorâmico, a remodelação do espaço museológico e uma componente de gestão, digitalização e comunicação do projeto.

Os projetos agora aprovados resultam das candidaturas à Linha +Interior Turismo, uma das 12 medidas desenhadas pelo Governo no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior, e juntam-se a outros seis contratos de projetos turísticos celebrados recentemente, num investimento total de dez milhões de euros, destinados exclusivamente a apoiar projetos de entidades públicas, ligadas ao Estado central, às autarquias ou a fundações com investimentos de natureza pública como explicou o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, no início da sessão.

Segundo este responsável, ao abrigo desta linha de apoio e financiamento, “o Turismo de Portugal tem neste momento em análise cerca de 60 candidaturas, que representam 33 milhões de investimento, o que é exemplificativo da adesão dos municípios e vem alterar profundamente o território do interior”.

Também presente na sessão, o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, lembrou que “2023 foi o melhor ano de sempre na história do turismo, em que batemos todos os recordes em todos os indicadores: hóspedes, dormidas e receitas” e defendeu a importância de continuar a apostar no desenvolvimento do turismo no interior, como forma de assegurar a coesão territorial, a dinamização das economias locais e a fixação das pessoas.

“Um país que tem cerca de 70% da população concentrada no litoral, 89% dos alunos do Ensino Superior no litoral e 85% a 90% da procura turística no litoral não é um país equilibrado”, frisou, destacando a importância dos contratos agora assinados para assegurar “que o crescimento do turismo é baseado na sustentabilidade, na autenticidade e na coesão territorial”.

Na qualidade de anfitrião do evento, o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, saudou o Secretário de Estado pela concretização destes apoios e defendeu que “o alinhamento de estratégias entre a administração central e a administração local para combater as assimetrias e colocar o interior mais próximo dos índices de desenvolvimento do litoral é essencial para dar confiança aos investidores privados para apostarem nestes territórios também”.

Os restantes projetos aprovados no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior e contratualizadas nesta cerimónia foram a criação do Centro Náutico de Juromenha (Alandroal); o projeto Beira Interior Wine Villages (Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, CIMBB e CIMBSE); as intervenções na praia da Bairrada/Bairradinha (Ferreira do Zêzere), nas margens do rio Vouga (São Pedro do Sul) e na Praia Fluvial do Poço Corga (Castanheira de Pêra); a criação de um albergue de peregrinos (Vila Nova de Cerveira); a valorização do polo Museológico de Salir (Loulé); a promoção e valorização do complexo mineiro da Ervedosa (Vinhais); a criação de um Parque Ambiental (Vila Flor); a requalificação do acesso ao Cais do Bernardo (Mesão Frio); e a criação do centro de interpretação Mestre Templário Pedro Álvares Alvito (Castelo Branco).

assinatura de contratos 1
assinatura de contratos 2