Os Municípios de Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova e a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) disponibilizam aos munícipes um projeto piloto de transporte público flexível, uma solução inovadora que visa responder às necessidades de mobilidade da população, especialmente em zonas com menor cobertura de transportes públicos regulares.
O projeto tem início a 22 de março, sendo apresentado ao público e à comunicação social no dia 25 de março, às 16h00, na Sobreira Formosa, concelho de Proença-a-Nova,
O MOBBI -Transporte Público Flexível é um projeto promovido pela CIMBB, que abrange os concelhos de Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e terá a duração de seis meses. Os serviços serão realizados essencialmente por táxis devidamente identificados e o tarifário será idêntico ao do transporte público (autocarro), estando o valor dependente da distância da viagem.
Este transporte funciona mediante reserva antecipada, através do site https://flexivel.cimbb.pt/ ou de chamada gratuita para o número 800 502 502, entre as 9h00-12h30 e as 14h00-15h00 do dia útil anterior ao da realização da viagem. Após recolha de todas as solicitações, o Centro de Operações e Reservas organiza o itinerário e, até às 17h30 do dia útil anterior ao da realização da viagem, o utilizador é informado da hora em que o transporte irá ser efetuado
Este projeto piloto abrange um eixo estratégico de transporte que liga Catraia Cimeira, no concelho de Proença-a-Nova, a Fratel, no concelho de Vila Velha de Ródão, onde inclui passagem pelas localidades de Perdigão, Vale da Figueira, Marmelal, Vilar do Boi, Peroledo.
No concelho de Proença-a-Nova os pontos de passagem são: Catraia Cimeira, Chão Redondo, Chão do Galego, Montes da Senhora, Penafalcão, Fróia, Oliveiras, Casa Nova, Sobreira Formosa, Pucariço, Vale d’Urso, Vale Porco, Casais, Proença-a-Nova, Montinho, Proença-a-Nova Z.I., Moita do Santo, Moita do Pinheiro, Espinho Pequeno, Vale Clérigo, Pedra do Altar, Junceira, Vale da Mua, Peral.
O principal objetivo do MOBBI é colmatar lacunas da rede regular de transportes públicos, de forma a garantir disponibilidade de ligação ao serviço Expresso em Fratel. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, com partidas de Catraia Cimeira para Fratel às 8h15 e viagens de regresso às 18h30. Aos domingos, haverá uma ligação adicional às 14h00, com regresso às 15h00. Dado o propósito do serviço, as reservas que não incluam a paragem de Expresso em Fratel, como origem ou destino, ficam sujeitas à disponibilidade de lugares.