A Biblioteca Municipal José Baptista Martins, em Vila Velha de Ródão, celebra o Dia dos Namorados, que se assinala a 14 de fevereiro, com a apresentação dos livros “Quando um rouxinol cantava os dias: Cartas de amor (1972-1975)”, de Filomena Nunes e Gil Vila Rodrigues, e “Viagem Botânica por Portugal”, do botânico Luís Mendonça de Carvalho.
A apresentação de “Quando um rouxinol cantava os dias: Cartas de amor (1972-1975)”, uma obra que reúne a correspondência amorosa trocada pelo casal Filomena Nunes e Gil Vila Rodrigues, entre 19172 e 1973, tem lugar às 15h00. A obra pertence à coleção “Rebuscar o tempo”, editada pelo Município de Vila Velha de Ródão e organizada pela Biblioteca Municipal José Baptista Martins, no âmbito do projeto Vidas e Memórias de uma Comunidade, desenvolvido desde 2009 com a finalidade de recolher, preservar, divulgar e valorizar a memória imaterial do concelho de Vila Velha de Ródão.
No mesmo dia, às 16h00, tem lugar a apresentação do livro “Viagem Botânica por Portugal” pelo seu autor, o botânico Luís Mendonça de Carvalho.
A obra apresenta-nos uma perspetiva sobre a história, os costumes e a flora de Portugal, constituindo-se como um itinerário de tradições, lendas, artesanato e arte, em que as plantas são a matriz, que resultam da interação cultural entre os portugueses e as plantas. A viagem é feita pelas províncias históricas do nosso país – Algarve, Alentejo, Ribatejo, Minho, etc. –, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
“Viagem Botânica por Portugal” é uma obra que procura valorizar as tradições culturais portuguesas baseadas em plantas e, simultaneamente, contribuir para a conservação dos recursos naturais nos quais estas se alicerçam.