Na sequência da passagem da Depressão Kristin foram registadas diversas ocorrências no concelho de Vila Velha de Ródão, nomeadamente, ao nível da queda de árvores, infraestruturas, vias de comunicação, habitações e espaços comuns.
Face aos danos verificados, o Município de Vila Velha de Ródão, em coordenação com a Proteção Civil, as forças de segurança, os Bombeiros Voluntário de Vila Velha de Ródão e as Juntas de Freguesia do concelho, encontra-se a dar resposta às situações registadas e a efetuar um levantamento detalhado das necessidades no terreno, de modo repor as condições de segurança e circulação.
Embora não existem aldeias do concelho isoladas, verificam-se ainda no terreno situações de queda de árvores, aluimentos de terras e outras ocorrências que podem provocar constrangimentos à circulação rodoviária, pelo que apelamos aos munícipes para evitarem deslocações desnecessárias e permanecerem nas suas residências sempre que possível.
Registam-se também ainda alguns constrangimentos às comunicações móveis e falhas na rede elétrica em algumas localidades, situações cuja normalidade a autarquia se encontra a tentar repor, em colaboração com as entidades responsáveis por estes serviços.
Apesar dos elevados estragos e danos materiais, as ocorrências estão a ser resolvidas de forma progressiva, encontrando-se o Município de Vila Velha de Ródão a assegurar o acompanhamento da situação e a mobilização dos meios necessários para a sua resolução.
Com base nas contingências acima descritas, decidiu o Sr. Presidente da Câmara Municipal, após audição da Comissão Municipal de Proteção Civil, ativar, desde as 10h00, do dia 28 de janeiro de 2026, o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, de modo a permitir a criação de condições favoráveis à mobilização rápida, eficiente e coordenada dos meios e recursos disponíveis no concelho, bem como de outros meios externos de reforço que sejam considerados essenciais e necessários para fazer face à atual situação.
Por fim, apelamos à colaboração dos munícipes para que utilizem os meios habituais para comunicar qualquer ocorrência registada às autoridades competentes, de forma a poder ser acionada a resposta adequada.