DE 17 A 24 DE SETEMBRO A POESIA REGRESSA A RÓDÃO

O encontro literário Poesia, um dia acontece, pelo 5º ano consecutivo, no território de Vila Velha de Ródão, com um fôlego literário que não para de crescer. A autarquia rodense, através da sua Biblioteca Municipal José Baptista Martins, mantém a aposta nesta vertente da cultura como catalisador de desenvolvimento.

Desde a primeira edição em 2012 que a poesia constitui um motivo de congregação de nomes marcantes da literatura portuguesa. O encontro traz a Ródão uma plêiade de intervenções artísticas diretamente ligadas a este género literário, é revisitado pelos protagonistas das anteriores edições e surpreende sempre com novos autores. É o caso da residência literária deste ano na aldeia de Foz do Cobrão, coordenada pelo escritor Jaime Rocha, diretor literário do evento, na qual participam Rui Caeiro, Rosalina Marshall e M. Parissy e da leitura no rio de quarta-feira, dia 23, que conta com a presença dos poetas Gonçalo Salvado e Joaquim Cardoso Dias. Outra novidade é a representação de textos criados numa residência de escrita e dramaturgia do projeto Teatro na paisagem, coordenado por Jaime Rocha e o encenador Mário Trigo, em locais emblemáticos deste concelho (miradouros das Portas de Ródão e do Almourão, Herdade da Urgueira e espaço envolvente da BMJBM).

Também os membros do Clube de Leitores Adolescentes da Biblioteca Municipal terão o privilégio de receber, numa sessão muito especial, os diretores da Fundação José Saramago e da Casa Fernando Pessoa que, desta forma, se associam ao Poesia, um dia. Esta reunião encontra-se também aberta a alunos do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão que queiram participar.Leiturario26setb Byjorgenunes 10

Para o público escolar está destinado um conjunto de atividade que se distinguem pela diversidade e qualidade: espetáculo Os dois coelhinhos pela Associação Marafona Encantada (creches); recital de poesia e música Poemas para bocas pequenas por Margarida Mestre e António-Pedro (pré-escolar); oficina Queridos extintos: biodiversidade de Ródão na paisagem ausente e presente por Marina Palácio (1º ciclo); oficina Verso e reverso: ideias em ziguezague por Elisa Aragão (2º ciclo) e palestra Os Lusíadas de Luís de Camões por Mafalda Viana (3º ciclo).

À imagem dos anos anteriores, decorrerão o Correio Poético, a Feira do Livro de Poesia com sessão de autógrafos, a apresentação da editora Mariposa Azual, a visita dos poetas residentes à Casa do Gigante, em Vale do Pereiro (Sertã), de Miguel-Manso e Catarina Barros; o Comboio da poesia de Lisboa a Ródão, com leitura de textos pelo poeta Nuno Moura; jantares de convívio, exposições e leituras no rio em passeios de barco diurnos e noturnos, com a presença dos poetas envolvidos na comunidade poética desde a sua primeira edição em 2012. O almoço com poesia terá lugar este ano no Estaleiro Municipal, que o organiza.

Volta Dmar2

A Andante Associação Artística, que marca presença desde o primeiro ano, traz de novo muita qualidade ao evento com o espetáculo Aleatório. O poeta Silvério Dias dinamizará a sessão Pela tarde e pela fresca na aldeia de Sarnadinha e, com o bibliotecário de Proença-a-Nova, Nuno Marçal, vai percorrer, no bibliomóvel de Proença-a-Nova, localidades desse concelho e da freguesia de Fratel, levando poesia a zonas muito isoladas.

Os textos produzidos nas residências literárias das edições de 2012 a 2015 dão corpo ao livro Poesia, um dia: Poetas em Ródão, editado pela Companhia das Ilhas, que será apresentado na Biblioteca Municipal no dia 23 de Setembro, pelas 17h30, com a presença do seu editor e dos poetas publicados.

De realçar, pela ousadia, a performance Escola de Náufragos dos poetas Miguel-Manso e António Poppe, que resultará de um acampamento de dois dias na ilha frente à Fonte das Virtudes, a jusante das Portas de Ródão, que será presenciada pelo público no passeio de barco do dia 23 de Setembro, pelas 18h00.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Dr. Luís Pereira, dará as boas vindas aos poetas convidados para esta 5º edição do Poesia, um dia que conta com o apoio de inúmeras pessoas, empresários e instituições locais e nacionais, cujo contributo é decisivo para a qualidade do encontro e a quem se agradece.

Consulte aqui o programa ou no Facebook da Biblioteca Municipal de Vila Velha de Ródão, /bibliotecamunicipalrodão, e participe. Algumas atividades carecem de inscrição e os prazos terminam no dia 9 de setembro.

FIcha de Inscrição

BMJBM