Ródão recebe Troféu Inter-regional de XCO das Beiras e Encontro de Escolas

Vila Velha de Ródão recebe este domingo, dia 24 de outubro, a terceira prova do Troféu Inter-regional de XCO das Beiras e Encontro de Escolas de Vila Velha de Ródão, um evento organizado pela Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI) e pelo Município de Vila Velha de Ródão, com o objetivo de promover a divulgação do ciclismo e a criação de hábitos de vida saudável junto dos jovens.

Enquadrada nas competições federadas de XCO e Ciclismo de Iniciação, trata-se de uma iniciativa que integra o Troféu Inter-Regional das Beiras, composto por quatro eventos semelhantes, dois dos quais já realizados na zona da ACBI, designadamente em Tondela e em Mangualde. Para além da competição de XCO, o evento inclui um encontro de escolas de ciclismo, na vertente de BTT.

Tendo como destinatários as crianças e jovens entre os 5 e os 15 anos, que são distribuídos por escalões (Pupilos e Benjamins, Iniciados, Infantil e Juvenis), a prova decorre no Campo de Feiras e inclui trilhos junto ao Tejo e Sra. da Alagada, contemplando provas de destreza (gincana) e/ou provas em linha, com graus de dificuldade e distâncias variáveis, tendo em conta as categorias a que se destinam e garantindo sempre a segurança dos participantes.

Segundo a organização, o objetivo da criação de eventos de ciclismo de iniciação como este é promover o ciclismo e a bicicleta enquanto meio de transporte alternativo, não poluente, saudável e lúdico e estimular o aparecimento de novos valores na região. Ao mesmo tempo, procura-se incentivar a prática da atividade física no combate ao sedentarismo e obesidade infantis e promover valores sociais como o trabalho em equipa, o desafio de ultrapassar adversidades e a satisfação em alcançar objetivos.

A quarta e última prova do Troféu Inter-regional de XCO das Beiras e Encontro de Escolas promovido pela ACBI realiza-se no Sabugal, no dia 7 de novembro de 2021.

Site Anexo NI Troféu Inter Regional XCO Encontro Escolas VVR