Entre os dias 7 e 21 de abril, o Município de Vila Velha de Ródão, em parceria com o Centro Municipal de Desenvolvimento e Cultura (CMDC), através do projeto CLDS 5G, e o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, voltou a disponibilizar Atividades de Páscoa para as crianças do Jardim de Infância e do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico, que ofereceram aos mais pequenos momentos repletos de alegria, descoberta e muita diversão.
As atividades foram cuidadosamente planeadas de acordo com as faixas etárias e acompanhadas por monitores e técnicos especializados, de forma a proporcionar às crianças experiências enriquecedoras e inesquecíveis, num ambiente seguro, inclusivo e estimulante.
Os alunos do Jardim de Infância puderam participar em diversos passeios ao ar livre, onde exploraram a natureza, sentiram o ar puro e observaram de perto o mundo natural que as rodeia. Uma das atividades mais entusiasmantes foi a “Caça à Natureza”, um jogo educativo e divertido que incentivou os pequenos exploradores a procurar elementos naturais como folhas, flores e pedras, estimulando a curiosidade e a atenção ao detalhe.
Houve ainda espaço para experiências sensoriais e científicas simples, que despertaram o fascínio pelo “como e porquê” das coisas, ou para a realização de jogos de motricidade, promovendo o desenvolvimento físico através de atividades que aliaram movimento e diversão.
No que respeita aos alunos do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico, foram muitas as atividades que os ajudaram a retemperar forças para o último período letivo, das quais se destacam, por exemplo, a criação de filmes de animação, através da exploração de técnicas de storytelling e expressão artística digital denominado ANIM-Ó-NINHO - atividade realizada no âmbito o projeto Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), financiado pelo FSE+, através do Centro 2030, a realização de workshops e passeios de BTT, reforçando as competências motoras e o contacto com a natureza; a dinamização de momentos culturais sobre a Páscoa no mundo, com enfoque na multiculturalidade e confeção de doces tradicionais, como os “bolos fintos”; ou atividades de sensibilização ambiental, jogos de orientação, torneios desportivos e dinâmicas lúdicas, como o “Task Master” e a tradicional “Caça aos Ovos da Páscoa”.
As Atividade da Páscoa são uma resposta social da autarquia que procura apoiar os agregados familiares que, durante a interrupção letiva, não dispõem de suporte familiar com quem deixar as suas crianças. Tratou-se de uma iniciativa que contou com elevada adesão e entusiasmo por parte das crianças, que usufruíram de duas semanas preenchidas com sorrisos, aprendizagens e partilhas, que certamente ficarão na memória de todos.