Link para página

TDT 1 2 A ANACOM - Autoridade Nacional das Comunicações está a levar a cabo um processo de alteração das frequências da rede de Televisão Digital Terrestre (TDT), que disponibiliza a televisão gratuita (a qual inclui os canais generalistas e ARTV). Em Vila Velha de Ródão, a mudança acontece a 11 de setembro, pelo que os utilizadores servidos pelo emissor de Penedo Gordo devem voltar a sintonizar as suas televisões ou descodificadores.

A mudança de frequências, que está a decorrer no distrito de Castelo Branco desde 25 de agosto e até 18 de setembro, faz parte de um programa nacional que visa possibilitar a introdução do 5G, o que se reveste de particular relevância para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade das comunicações.

Para continuar a ter acesso ao sinal da TDT, só é necessário realizar a sintonização automática utilizando o comando da televisão ou do descodificador de TDT. A ANACOM esclarece que o processo de migração não implica a troca aparelhos e a reorientação de antenas, nem a subscrição de serviços de televisão paga. Os edifícios ou condomínios que tenham amplificadores mono-canal instalados poderão ter de os substituir.

Em caso de dúvidas neste processo, os utilizadores podem contactar a linha telefónica de apoio gratuita criada pela ANACOM para o efeito (800 102 002), que funciona todos os dias entre 9h e as 22h, ou contactar o Município de Vila Velha de Ródão, através do telefone 272 540 300.

Caso as pessoas não consigam fazer a sintonia com o auxílio dos operadores da linha telefónica, nem com o auxílio de técnicos da ANACOM que formarão uma segunda linha de apoio mais técnico,  está prevista a possibilidade de as equipas no terreno da ANACOM, se deslocarem à residência destas pessoas, que precisam de um apoio mais direto, para procederem à ressintonia dos recetores.

Para mais informações, consulte:

Circular n.º 018/2020 - Alteração das frequências da rede de Televisão Digital Terrestre - (pdf) 711 Kb
Folheto Informativo da ANACOM - (pdf) 1005 Kb

 

Video informativo: A TDT tem novas frequências (Youtube) - ANACOM